Consin será realizado na próxima segunda-feira (4) em Brasília

Será realizado, na próxima segunda-feira (04), o XIX Conselho de Representantes Sindicais da FENTECT (Consin), que acontecerá no auditório da federação, em Brasília. O Sintect-PI será representado pelo secretário de imprensa e divulgação, Jailson Tavares.

O conselho teve a data reprogramada devido ao andamento da campanha salarial, que acabou prejudicada pelas últimas decisões da ECT. Após a audiência de mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), no dia 22 de agosto, o Comando Nacional de Mobilização e Negociação da FENTECT (CNMN) lançou orientação às representações para que compareçam na próxima segunda-feira.

O Consin delibera as principais ações dos sindicatos filiados à FENTECT. Na próxima semana, na presença de um representante de cada entidade e da colegiada da federação, serão debatidos os calendários da campanha salarial, possíveis mobilizações e a atual conjuntura nos Correios e no País, como: ameaça de demissão motivada, privatização, fechamento de agências, falta de segurança, falta de funcionários, alterações no plano de saúde, suspensão de férias e horas-extras, DDA, OAI, CDD virtual, reformas trabalhista e previdenciária, entre outros temas.

Perigo!
No dia 22 de agosto, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), a representação da ECT anunciou o cancelamento das negociações, que começariam nesse mesmo dia. Isso porque o ministro Emmanoel Pereira sugeriu uma proposta pela qual o acordo em vigência seria adiado até 31 de dezembro para, então, discutirem apenas as questões relacionadas à saúde do trabalhador. No entanto, a categoria ficaria vetada ao direito constitucional de greve, sob a possibilidade de alguma punição.

Logo, esse prazo em silêncio carrega o perigo de uma posterior negociação já no contexto da reforma trabalhista aprovada no Congresso Nacional, que passa a valer no mês de novembro. Além disso, o TST não colocou nenhuma garantia de reajustes retroativos aos trabalhadores ou mesmo isenção de mensalidade no plano de saúde.

Representantes da FENTECT decidiram pela não aprovação da proposta do ministro, mas pelo encaminhamento das decisões às assembleias. No Piauí, a assembléia foi realizada no dia 24/08, e a categoria rejeitou, por unanimidade, a proposta do TST.

Fonte: Fentect