FENTECT realiza primeiro dia do encontro de mulheres em Brasília

Começou, nesta terça-feira (29), o XXI Encontro de Mulheres da FENTECT. Cerca de 80 trabalhadoras estão em Brasília para construírem juntas uma pauta de reivindicações que contemple também a situação feminina dentro e fora dos Correios. Os temas do encontro são: o “Relacionamento abusivo e autoestima”, “Feminicídio”, “Como lidar com a agressividade dos clientes”, “Mídias sociais, limites da lei e a liberdade de expressão”, “Práticas antissindicais da ECT”, “Processo administrativo e demissão motivada” e a “Reforma Trabalhista e Acordo Coletivo de Trabalho”.

Durante a abertura do evento, a secretária Lucila Pereira Correia, da pasta das Mulheres na FENTECT, ressaltou que a mulher deve ser a protagonista da sua própria história. O secretário geral da federação afirmou que é preciso levar esse debate das ecetistas para toda a sociedade. “Não podemos nos calar. Que possamos construir a igualdade rumo a dias melhores para todos nós”, concluiu.

Neste primeiro dia, as participantes fizeram análise de conjuntura nacional. Um debate bastante concorrido foi a respeito da greve dos caminhoneiros. “Em meio a essa paralisação, temos colegas que falam em ‘intervenção já’. Tenho restrições quando se baseia uma greve geral a partir disso.

Para a parte da categoria feminina, os trabalhadores estão vivendo um momento de recessão, com aplicação de medidas políticas de um estado mínimo: “mínimo de responsabilidade com o cidadão”, sem garantias individuais, com o aumento do machismo, feminicídio, preconceitos regionais, intolerância, xenofobia e demais ataques às minorias. Assim, o governo gera apenas gastos, reduções e o fim de programas sociais e ofensivas à soberania das categorias trabalhistas com ataques às empresas públicas, como os Correios.

A partir desses pontos, o encontro deve ser pautado até quinta-feira, dia 31. Ao final, as mulheres vão levar ao CONTECT a pauta de reivindicações das trabalhadoras, para que haja visibilidade e sensibilidade também às questões das ecetistas durante as negociações da campanha salarial.

Fonte: Assessoria FENTECT