NO SEGUNDO DIA DAS NEGOCIAÇÕES A PAUTA FOI SOBRE O RESPEITO

No segundo dia das negociações (20/06), o Comando de Negociações da FENTECT e a ECT debateram sobre as “Questões Sociais”, focando as cláusulas 03, 04, 05 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Os representantes da Empresa apresentaram um projeto de inclusão que está em desenvolvimento na ECT, porém os trabalhadores ressaltaram a necessidade de se mudar a realidade machista, homofóbica e sexista existente nas unidades de trabalho.

Para a Federação e o Comando de Negociações, uma saída é que representantes dos empregados possam acompanhar e participar dos processos preliminares das denunciais e das investigações. Sendo a favor da criação, por parte da ECT, de mesas paritárias sobre o tema como é previsto no atual ACT para compor as comissões.

As partes concordaram em fechar calendários para atividades de enfrentamento ao assédio, preconceito e combate ao racismo, entre outros, com base no Calendário Nacional de Direitos Humanos. O Comando de Negociações também exigiu transparência nas datas e locais para as ações da Estatal no combate à prática de assédio sexual e moral no Correios, atuando em todas as áreas da empresa, sem distinção.

Para o Comando de negociações é imprescindível que a ECT valorize seus trabalhadores e combata essas práticas que são inaceitáveis em qualquer lugar do mundo. É necessário tratar com seriedade e apurar as denúncias para acabar com esse tipo de comportamento que constrangi e prejudica todas as pessoas no ambiente de trabalho.

As negociações continuam na quinta-feira, dia 21, e serão tratadas as Disposições Gerais, conforme o calendário definido.

Fonte e foto: FENTECT