Sintect-PI ajuíza ação para que o dia 28/04 (Greve Geral) entre na compensação e que o valor descontado pela ECT seja devolvido aos trabalhadores

No dia 26 de abril de 2017 começamos uma batalha de enfretamento à ECT e em defesa dos nos­sos direitos, foram 12 dias de greve. Em proposta para o fim da greve, a ECT propôs a compensação dos dias parados, porém não colocando o dia 28/04 dentro da compensação. A ECT, seguindo a orientação do Governo Federal, cortou o ponto e descontou do salário e do vale alimentação dos trabalhadores o dia 28/04, Dia da Greve Geral em todo o Brasil.

Porém, o corte de ponto e o desconto no salário dos trabalhadores em greve no dia 28/04 não poderia ter acontecido, pois a categoria dos Correios já estava em greve desde o dia 26/04 que foi deliberada no Consin, ou seja, independente do chamado das Centrais Sindicais para a Greve Geral.

Por conta disso, o Sintect-PI já ajuizou processo na Justiça do Trabalho (ACP 0001289-26.2017.5.22.0004) com audiência marcada para o dia 28 de julho, às 08:15, para suspender o ato da ECT que descontou financeiramente do salário e do vale alimentação dos trabalhadores. Mesmo a empresa já tendo descontado, entramos com o processo para que o valor descontado seja devolvido aos trabalhadores que participaram da Greve, e que o dia 28/04 também entre na compensação.