SINTECT-PI convoca todos os trabalhadores filiados a participarem da Assembleia Geral Extraordinária

O Sintect-PI convoca todos os trabalhadores filiados para participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que acontecerá no dia 12 de janeiro, às 17:30h, na Sub-Sede da cidade de Floriano. Assim como, no dia 13, em Teresina, às 18h. Na pauta estão os seguintes temas: Informes e eleição dos Representantes para a 40ª Plenária Nacional da FENTECT.

Esta assembleia, acontece num momento importante, quando a categoria vem atravessando momentos de grandes ataques da direção dos Correios. O último deles é um verdadeiro golpe contra todos os trabalhadores, onde a ECT atropela o ACT ao apresentar uma proposta, na reunião da Comissão Paritária que aconteceu no último dia (05/01), de imposição de mensalidade do Plano de Saúde e outras retiradas de direitos.

Sobre o discurso de crise, os Correios colocou em prática algo que já havíamos discutido muitas vezes com a categoria e que já vínhamos lutando contra: a depreciação do plano de saúde dos trabalhadores. Pela proposta de custeio, os (as) empregados (as) passam a arcar com 50% das despesas totais do plano, uma mensalidade por dependente e um compartilhamento de 10% para exames e terapias, e 30% para consultas. Além disso, também haverá o custeio para os pais e mães dos (as) trabalhadores (as), e os novos trabalhadores que entrarem na empresa, não terão mais a possibilidade de incluir pai e mãe.

Diante de tudo isso, a ECT ainda propõe a criação de um plano de saúde específico, com custeio com participação decrescente dos Correios, por dez anos. Ou seja, a empresa financia 90% da mensalidade, inicialmente, reduzindo a participação em 10% ao ano, até a integralidade para os (as) empregados (as), após uma década.

No pacote apresentado, a ECT cria uma “ilusão” de que por conta das “internações” não serem mais cobradas, vale a pena a implantação da mensalidade, porém, é importante dizer que mesmo o Plano de Saúde absorvendo a internação, todos os gastos com os procedimentos oriundos da mesma irão se tornar, em curto espaço de tempo, em um débito impagável, forçando o trabalhador (Ativo ou Aposentado) e seus dependentes, a saírem do plano por não terem condições de mantê-lo, sendo essa uma das intenções da Empresa.

Podemos afirmar que os Correios, culpa o plano de saúde dos (as) ecetistas pelos problemas financeiros dos Correios. No entanto, também durante os estudos da Comissão Paritária de Saúde, ficou esclarecido que os gastos com plano de saúde não alcançaram nem ao menos 10% da receita da empresa, e sim as práticas delituosas da gestão da Postal Saúde contribuíram para a escassez nas reservas financeiras da estatal.

Agora, um dos melhores benefícios dos trabalhadores dos Correios, que já recebem o pior salário pago entre as categorias federais do Brasil, pode ser enterrado pela própria ECT. Novamente, a empresa lança o prejuízo ao contracheque dos(as) trabalhadores(as) pelo esvaziamento dos cofres dos Correios. Os resultados da má gestão e a repercussão negativa com a sociedade, tanto pelas dificuldades anunciadas no lado financeiro quanto no atendimento direto à população, recaem sobre aqueles que trabalham incansavelmente pelo desenvolvimento e futuro da ECT.

Por conta deste e de tantos outros ataques é importante a organização da categoria e participação nos movimentos que serão estabelecidos. Nós, do Sintect-PI, não aceitaremos essa proposta que só ataca os trabalhadores responsáveis em manter a empresa. Durante a Plenária Nacional, que acontecerá nos dias 26 e 27 de Janeiro em Brasília, serão discutidos esses golpes e organizado um calendário de lutas. Precisamos estar unidos e firmes! Nós não podemos aceitar esses ataques.

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Data: 12/01/2017 Horário: 17:30 h
Local: Sub-Sede da cidade de Floriano, localizada na Rua Antônio Moreira de Sousa, Nº47/Centro
______________________________________________________________________
Data: 13/01/2017 Horário: 18 h
Local: Sede do Sintect-PI (Auditório Getúlio Pereira), localizada na Av. Campos Sales, Nº 964, centro.
PAUTAS:
• Informes;
• Eleger delegados(as) para representar os trabalhadores dos Correios do Piauí na 40º Plenária
da Fentect.