XIII CONTECT APROVA NOVO ÍNDICE ECONÔMICO E CALENDÁRIO DE LUTAS

In Uncategorized

Os trabalhadores reunidos no XIII Congresso Nacional dos Trabalhadores dos Correios (CONTECT) debateram o novo índice econômico para a categoria, compondo a pauta de reivindicações para a campanha salarial 2018/19.

O diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Max Leno, apontou que a pouca expectativa de melhorias com relação a situação econômica do Brasil e que o desemprego junto com o trabalho informal vem crescendo assustadoramente no país, reflexo direto da aplicação da reforma trabalhista.

“Quanto aos empregos com carteira assinada, estimados em 33,13 milhões de pessoas, houve redução de 2% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Já quanto aos empregos sem carteira assinada, estimados em 11,1 milhão, houve aumento de 5,7% em relação ao mesmo período do ano de 2016”, argumentou Max Leno.

Leno ainda ressaltou que a situação de instabilidade política do país deve afetar a situação fiscal de todos os entes da federação, seja na União, nos Estados e Municípios. E os números apresentados nesse primeiro semestre não apresentaram recuperação na produção ou na criação de empregos. Os índices de inflação para data-base de agosto de 2018 são: INPC-EBGE em 2,14% e IPCA-EBGE em 3,10%.

Campanha salarial 2018/19

Após o debate sobre os dados apresentados pelo DIEESE, os trabalhadores discutiram a campanha salarial e as necessidades dos trabalhadores, foram lançadas as reivindicações que serão feitas nas negociações coletivas da categoria, com aprovação do índice econômico e do calendário de lutas. O comando de negociação vai ter muito trabalho na luta em prol dos ecetistas já a partir do mês de junho.

Índice econômico aprovado no 13º CONTECT

8% de reajuste salarial

+ R$ 300 linear

Ticket R$ 45,00 facial (valor referente a cada ticket)